quinta-feira, 10 de julho de 2008

- Lasanha Vegana



Ingredientes para preparar a massa:
1/2 pacote de massa para lasanha (sem ovos)
1 colher de sopa de óleo
água fervente
sal

Em uma panela grande, colocar água com sal e óleo, quando estiver levantando fervura, acrescentar a massa aos poucos e deixar fervendo em fogo médio, até a massa ficar no ponto.

Ingredientes molho de tomate:
1 tomate picadinho
1/2 cebola picada
2 alhos
3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate
orégano, sal e manjericão a gosto]
1 xícara de água dissolvida com 1 colher de chá de farinha de trigo

Em uma panela, dourar o alho espremido e a cebola, acrescentar o tomate e refogar. Em seguida, adicionar a polpa de tomate, o sal, o orégano, o manjericão e um pouco de água. Deixar ferver e engrossar um pouco. Se precisar, acrescentar mais água. Adicionar a água dissolvida com a farinha de trigo para engrossar, deixar ferver mais um pouco, desligar e reservar.

Ingredientes para o molho branco:
1 colher de sopa de creme vegetal ou oléo ou azeite
1/2 cebola picadinha
1 copo de (300ml) de leite de soja (usei 1 colher de sopa de extrato de soja com 1 copo de 300ml de água)
2 colheres de chá de farinha de trigo
orégano e sal a gosto

Em uma panela, dourar bem a cebola no creme vegetal ou óleo ou azeite, tanto faz. Misturar a farinha de trigo no leite de soja até dissolver bem e adicionar à cebola dourada e deixar ferver. Mexer sempre para não embolar, em fogo baixo. Colocar sal e orégano a gosto.

Cobertura de tofu:
+/- 200g de tofu
+/-6 colheres de sopa de azeite
+/-1 colher de sopa de polvilho azedo
suco de metade de 1 limão pequeno
sal a gosto
+/- 1/2 copo de leite de soja

Bater o tofu com o azeite no liquificador, em seguida adicionar os demais ingredientes, exceto o leite de soja. Até que fique um creme bem homogêneo. Levar ao fogo o creme com o leite de soja até ficar com consistência grossa. Ir acrescentando o leite de soja aos poucos para ver a consistência e não ficar muito mole. Reservar.

Montagem da lasanha:
Em um tabuleiro médio, colocar um pouco do molho de tomate, depois uma camada de macarrão, depois uma camada de molho branco e ir alternando até terminar o macarrão. Por último, colocar o creme de tofu e salpicar um pouco de orégano e se quiser, tomate seco ou pimenta calabresa. Assar em forno médio/alto por +/- uns 25 min.

OBS: Essa receita eu inventei hoje e deu muito certo. Quem quiser pode fazer molho de proteína de soja, acrescentar espinafre no molho branco, e o que a imaginação permitir. ;)

Bom apetite!

6 comentários:

Loan disse...

Coisa boa... e é totalmente vegano!

Mariana Valentim disse...

Oi! Sabe que nunca comi uma cuca na vida? Que maravilha ver uma receita vegana, vou finalmente experimentar. E de banana ainda :)
Por falar em banana, vi o link do meu site, a Banana Pop, nos teus favoritos e gostaria de agradecer. Vou divulgar o teu blog na comunidade da Banana Pop no orkut, ok? Um grande beijo, Mariana.

. disse...

Mariana, eu coloquei o link do banana pop pq acho genial e de muito bom gosto. Parabéns. ;)
Abraço e obrigada por divulgar meu blog tb. ;)

Vista-se disse...

bela receita, parece ateh q tem queijo...
http://vista-se.com.br/site/lasanha-vegana/

repliquei aih com FONTE ok?

Kelston disse...

QUE DELICIA! Essa vai p/ meu caderninho de receitas :-) K

Alê disse...

Sou meio traumatizado por lasanhas (fiz uma com molho branco de leite de côco que ficou horrível... não gosto nem de lembrar), mas essa realmente me deixou com água na boca. Ainda mais que eu adoro essas massas que tem que cozinhar antes, bem melhores que aquelas de sêmola de trigo que já são prontas. Deliciosa! Parabéns, eu babo com suas receitas. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...