quinta-feira, 7 de agosto de 2008

HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO


Ingredientes:

2 xícaras de grão de bico (deixados de molho de um dia pro outro ( eu deixo na geladeira) e cozidos.
3 dentes de alho
1/2 cebola
2 colheres de sopa de tahine
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de pimenta síria
6 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
salsa a gosto (coloquei 2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho)
quanto baste de farinha de trigo (se precisar pra dar liga)

Lave o grão de bico, coloque numa tigela com água, cobrindo-o e deixe na geladeira de um dia para o outro (pelo menos 12 horas) e depois escorra e coloque em uma panela e ferva até que fiquem macios, escorra e reserve. Coloque no processador o grão de bico, o alho e a cebola e triture. Numa tigela, coloque a massa de grão de bico e junte os demais ingredientes e misture bem. Se quiser, pode colocar uma colher de farinha de trigo. Forme hamburguers e frite até que doure ambos os lados. É aconselhável congelar antes de fritar, para que eles não fiquem desmanchando na hora de fritar.

Fonte: Comunidade do Orkut: "Receitas Éticas".

OBS: Achei uma delícia essa receita, aprovadíssima. Ele combinou bem com a saladinha de repolho com cenoura e maionese vegana caseira. Deve ficar bem gostoso colocar ele no pão junto com essa salada.

Bom apetite! =)

10 comentários:

Anônimo disse...

Uma delícia... Tenho um pacotão de grão de bico e agora já sei o q fazer com ele. Um abraço!

Noemi disse...

Tanto esse como o de lentilha fica bom se assado?

Anônimo disse...

Menina, mas o formato desse hamburguer antes de ser assado está muito profissional! Parabéns! Eu também gosto muito de diversificar nas produções vegs, pois além de saírem bem mais em conta quando feitas em casa, nada melhor do que metermos as mãos na produção (por que não da plantação, inclusive) do que comemos.
Um abraço!
Lu

Anônimo disse...

Cara amiga, com o intuito de colabor, aqui vai uma dica para modelar os hamburgues:
Depois da massa pronta, coloque-a em uma lata de óleo cilindrica e com os dois lado aberto (retire as tampas e bata com um martelinho para não vir a machucar as mãos), leve tudo ao congelador, por mais ou menos 2 horas (vire a lata após 1 hora). Retire a lata do congelado (congelador e não frizer, ok?), feche uma mão e empurre a massa. Vai sair um rolo gelado. Corte papel manteiga em quadrados vá fatiando os hamburgues com 1 cm de espessura, coloque o papel manteiga por cima, repita a operação e vá formando uma pilha de hamburgues separados com o papel manteiga.
Frite-os ou comgele-os no frizer, acomodados em uma vazilia de plástico.
Espero ter ajudado.
Bjs...Shi.

number_six disse...

olá...estou tentando abandonar a carne e procurando algumas receitas me deparei com esse blog...
Achei legal esta receita com grão de bico ( q eu adoro)) e queria experimentar fazer em casa....só que...tem alguns ingredientes q eu não gosto...será q dá certo se eu tirar alguns temperos e a cebola??? ou no final fica tudo tão "misturado" que nem dá pra perceber??
Desculpe...mas é duvida de quem é realmente enjoada com comida...rsrsr

. disse...

Olá, Number six. Obrigada pela visita ao blog.
O grão de bico combina mto bem com cheiro verde, cominho, pimenta do reino, tahine, azeite, enfim, se vc não gosta de cebola, não ponha, eu tenho diminuído mto o uso de cebola, coloco bem pouco nas receitas.
Mas se o problema com a cebola for a textura, vc pode triturar no processador com o grão de bico que ela vai desaparecer.

Caso faça a receita, peço que comente aqui o que achou.

Boa sorte com as receitas vegetarianas!

Abraço.

Anônimo disse...

otimo site!!! PARABÉNS. adorei a receita do hamburguer de grao de bico. fiz e esta aprovadissima!!!!

Anônimo disse...

olá, eu tenho a curiosidade em saber quais as receitas de 'carne vegetariana' mais se assemelham em sabor com a original? E quais receitas destas são as preferidas em sabor (mesmo não se assemelhando o gosto, por ser produto diferente) pelos vegetarianos? Obrigado!

Ivy Farias disse...

Olá! Meu irmão é vegetariano e queria fazer hambúrgueres para ele. Você tem a receita do hambúrguer de quinoa? E pode congelar os hambúrgueres vegetarianos? Muito obrigada, Ivy

Sara disse...

Eu acho que esta é uma refeição difícil de fazer, porque nem todos se encaixam bem hambúrgueres mudno então eu sempre acabo pedindo um Delivery Vila Mariana, porque eu comer algo delicioso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...