Mostrando postagens com marcador Pratos Salgados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pratos Salgados. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de julho de 2008

Prato de sábado e Molho de salada da Carmen =)



ARROZ COM CENOURA:

Receita: http://cozinhavegetariana.blogspot.com/2008/06/arroz-com-cenoura.html

QUICHE DE ALHO PORÓ:

Receita: http://cozinhavegetariana.blogspot.com/2008/07/quiche-de-alho-por.html

SALADA DE ALFACE E TOMATE SECO


MOLHO DE SALADA DA CARMEN:

2 colh(sopa) de semente de linhaça
2 colh(sopa) de azeite de oliva
3 colh(sopa) de shoyo
2 dentes de alho
1/2 xíc(chá) de água filtrada
1 tomate sem pele e sem semente
Suco de 2 limões

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.
Na minha receita coloquei um limão só, pq era bem grande.
Como não tinha tomate fresco coloquei 2 colh(sopa) de molho de tomate pronto. Acrescentei tb um lasquinha de gengibre. :) - Carmen.

Obs: Esse molho fica delicioso e é uma ótima fonte de ômega 3.

QUIBE DE BATATA


Ingredientes:
1 copo de trigo de quibe
1 kg de batata
Sal a gosto
Pimenta-do-reino e curry a gosto
2 cebolas médias picadas
1 maço de hortelã fresca
1 maço de salsinha
4 colheres de sopa de azeite

Modo de fazer:
Deixe o trigo de molho em água durante 20 min. Esprema na mão para ficar bem seco e reserve. Cozinhe as batatas, sem casca e cortadas em cubos com um pouco de curry ou cominho, até ficarem macias. Escorra e passe no espremedor. Tempere com 3 colheres de azeite e acrescente o sal, a cebola, a pimenta, a hortelã e a salsinha picadas. Junte ao trigo e misture. Unte uma assadeira com o restante do azeite e leve ao forno por 40 min.

Fonte: Revista dos Vegetarianos - nº 11.

OBS: Usei 4 batatas médias e achei que foi muito. Acho que umas 3 batatas grandes é suficiente.

QUICHE DE ALHO PORÓ E TOMATE SECO


Massa:

2 copos de farinha de trigo
4 colheres de sopa de creme vegetal (usei becel)
sal a gosto

Misturar tudo até a massa ficar homogênea. Forrar uma forma, de preferência removível, e apertar a massa e compacta-la à forma. Fazer uma pequena bordinha por toda a volta da forma.

Recheio:

1 alho poró
óleo para refogar
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 caixinhas de creme de leite de soja
Tomate seco para decorar
Azeite

Refogar o alho poró no óleo. Com o fogo desligado, acrescentar o creme de leite e misturar tudo e temperar. Jogar na massa e cobrir com o que desejar, e regar com azeite para dourar. Deixar assar por uns 25 min mais ou menos.

Receita maravilhosa da Carmen. =)

OBS: Eu acrescentei 1/2 tomate no alho poró e orégano.
OBs2: Esse quiche é muito bom!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

QUICHE DE TOFU



Massa:
+/- 2 copos de farinha de trigo
+/- 3 a 4 colheres de sopa de creme vegetal
sal a gosto

Misture bem todos ingredientes, amassando com as mãos até formar uma massa homogênea. Se precisar, acrescente mais farinha ou mais creme vegetal. Abra a massa, forrando o fundo e as laterais de uma fôrma.

Recheio:

300g de tofu amassado
1 caixa de creme de leite de soja
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho espremidos
1/2 cebola picadinha
azeitonas pretas para decorar
tomate seco para decorar
orégano, pimenta, sal e noz moscada a gosto

Em uma panela, dourar o alho e a cebola, em seguida acrescentar o tofu amassado e refogar um pouco e desligar o fogo. Esfriar um pouco, e acrescentar o creme de leite, o azeite e os temperos a gosto. Mexer bem e colocar o recheio por cima da massa e decorar com as azeitonas e o tomate seco e pingar algumas gotas de azeite por cima para dourar. Levar ao forno por +/- 25 min, ou até que fique dourado. Servir quente.

Receita adaptada da receita da Carmen.

BOLINHO DE OKARA (RESÍDUO DE SOJA)

Ingredientes:
700 g de okara (resíduo obtido após a confecção do leite de soja)
1/2 molho de cheiro verde picadinho
1 molho de coentro picadinho
200 g de cebola batidinha
2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo
Sal
Óleo para fritar

Misture a okara com a a cebola, o coentro, o cheiro verde, sal e um fio de azeite. Polvilhe farinha de trigo para dar liga, modele os bolinhos e frite em óleo quente.

Rende 30 unidades
Fonte: Comunidade do Orkut - Receitas Éticas

Fica bem gostoso e eu fiz porque tinha que aproveitar o resíduo da soja que sobra quando se faz o tofu. E o mais legal, é que ele é frito, mas fica muito seco, quase não retém gordura.

domingo, 22 de junho de 2008

ALMÔNDEGAS DE SOJA E TRIGO (ASSADAS)


Almôndegas:

2 xícaras de trigo para quibe (hidratar com água por uns 30min +/-)
2 xícaras de proteína texturizada de soja (PTS) (hidratar em água fervendo por uns 15 min)
1/2 cebola picadinha
3 alhos espremidos
1 colher de sopa de orégano
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de shoyo
3 colheres de sopa de farinha de rosca
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Hidratar o trigo e a proteína de soja e escorrê-los muito bem. Misturar todos os ingredientes e formar bolinhas. Untar um tabuleiro com um pouquinho de óleo pra não grudar. Assar em forno médio/alto por + ou - uns 25 min. Ficar de olho pra não queimar.

Molho de tomate:

1 tomate grande cortado em pedaços
1/2 cebola
2 alhos espremidos
3 colheres de sopa de polpa de tomate (caixinha)
sal a gosto
manjericão, orégano e pimenta a gosto

Refogar o alho e a cebola no óleo e depois acrescentar o tomate e os demais temperos e acrescentar água aos poucos. Ferver bem e jogar por cima das almôndegas assadas e servir.

ARROZ COM CENOURA

2 xícaras de arroz
1 cenoura média
cheiro verde
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
óleo para refogar
3 alhos

Numa frigideira grande, dourar os alhos no óleo, em seguida refogar o arroz, a cenoura e os demais temperos. Ir acrescentando água aos poucos até ficar macio.

ROLINHO DE ALFACE


Alface
cenoura ralada
repolho roxo ralado
maionese vegetal
paçoca

Pegar as folhas de alface e passar a maionese e salpicar paçoca em farelos e colocar a cenoura e o repolho roxo e enrolar. Fazer quantos forem necessários. =)


A mistura do salgado com o doce é muito saboroso.
Bom apetite.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Pastel Integral recheado com palmito e milho

Publicar postagemReceita da massa integral:

Receita da Carla do orkut.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha integral
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de fermento químico seco
3 colheres de sopa de óleo
aproximadamente 1 xícara de água morna (colocar aos poucos para a massa não ficar molhada.)

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes secos, depois adicionar o óleo e ir colocando a água aos poucos, até formar uma massa elástica, meio durinha, mas sem ser seca.
Abrir a massa mais ou menos 1 mm de espessura, rechear a gosto, pincelar com azeite de oliva para dourar. Colocar no forno (pré-aquecido) por uns 20 min +/-.

Recheio: molho de palmito e milho e temperos. A massa é gostosa e crocante.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

TORTA DE AIPIM, MILHO E TEMPERINHOS

1 xícara de mandioca crua ralada
1 lata de milho verde
1 xícara de tomate picadinho
1/2 cebola picadinha
1/2 xícara de cheiro verde
1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sobremesa de sal
5 colheres de sopa de azeite

Misturar a mandioca ralada com o milho, o tomate, o sal, o azeite e o cheiro verde e a cebola.
Acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó.
Misturar bem e colocar em um pirex untado com óleo.
Levar ao forno pré-aquecido, em temperatura média, por aproximadamente 45 minutos ou até o fundo ficar dourado.
Servir quente ou fria.

Do livro Cozinha Vegetariana - Caroline Bergerot


OBS: Eu acrescentei a cebola e o cheiro verde, e retirei o coentro, que era na receita original.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

BOLINHO DE AIPIM RECHEADO


Ingredientes:

Massa:
+/- 250 g de aipim cozido
2 colheres de sopa de farinha de trigo
cheiro verde (a gosto)
sal
1 colher de creme vegetal

Cozinhar o aipim até ficar no ponto de amassar. Ainda quente, amassar com o garfo e misturar todos os ingredientes formando uma massa consistente. Moldar e colocar o recheio, fechar e enrolar com as mãos para que o recheio não saia. Fritar e servir.

Recheio (opcional)

1 e 1/2 xícara de pvt (hidratada e escorrida)
1/2 lata de milho verde
1/2 cebola
1 tomate
2 folhas de louro
extrato de tomate
orégano, shoyo e sal a gosto

Dourar a cebola no óleo, e em seguida refogar a pvt, depois acrescentar o tomate, o milho, orégano, shoyo, sal, louro, e depois o extrato de tomate e um pouco de água (cuidado para não deixar o molho muito molhado, pq dificultará na hora de rechear o bolinho - o molho tem que ser úmido, e não aguado). Deixar ferver.


OBS: Esse bolinho pode ser feito sem o recheio.

Fica uma delícia e sequinho. =)

domingo, 20 de abril de 2008

BOLINHOS DE ARROZ


Essa receita não possui receita certa, pq depende da quantidade de arroz que a pessoa tem. Ele é feito com arroz que sobra do dia seguinte ou do almoço. Daí se acrescenta cheiro verde, cebolinha, um pouquinho de leite de soja (sem ser adoçado! de extrato de soja + água), farinha de trigo e sal, mistura bem e numa frigideira com um pouco de óleo quente vá colocando com a ajuda de uma colher os montinhos da mistura e deixe dourar dos dois lados.
Fica super crocante e é uma forma de aproveitar o resto de arroz do dia seguinte. =)

LEGUMES REFOGADOS


1 cenoura média cortada em rodelas
2 xícaras de repolho cortado em quadrados
2 xícaras de acelga cortada em quadrados
1/4 de pimentão vermelho, amarelo e verde cortados em quadrados
1/2 cebola picada
shoyo
sal
óleo para refogar as cebolas


Numa panela, refogar a cebola no óleo e deixar dourar, em seguida acrescentar os legumes um de cada vez começando com os pimentões, depois a cenoura e por último a acelga e o repolho. Refogar os legumes em mais ou menos 4 min. Ao final regar shoyo e desligar.

É um modo de comer legumes bem saboroso. Eu adoro! Bom apetite! =)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

"NUGGETS" DE PVT


2 copos de PVT miúda hidratada e bem escorrida
02 copos de água
01 tabletes de caldo de legumes
01 xícaras de farinha de trigo
01 colher (sopa) de azeite
Sal e temperos a gosto

Aqueça a PVT no azeite e acrescente os temperos de sua preferência (eu costumo colocar o sal ao final, se necessário, pois o caldo de legumes normalmente é bem salgado). Em seguida acrescente os demais ingredientes mexendo sempre até engrossar e aparecer o fundo da panela. Coloquei umas 2 colheres de orégano.

Fazer bolinhas e passar pela farinha de rosca, fritando em seguida.

segunda-feira, 24 de março de 2008

YAKISSOBA VEGETARIANO



Ingredientes:

Molho:

2 xícaras de água fria
1 xícara de shoyo
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar

Misture bem antes de levar ao fogo para dissolver e agregar todos os ingredientes, leve ao fogo e mexa até engrossar. Reserve.



PVT refogada:

1 e 1/2 xícara de Pvt graúda hidratada
1/2 cebola picadinha
2 alhos espremidos
óleo para refogar
1 colher de sopa de manjericão
2 colheres de sopa de orégano
shoyo
sal a gosto

Costumo hidratar a pvt horas antes de preparar a comida e e já deixar ela temperada na geladeira com alho espremido, cebola picadinha e shoyo, pra que ela absorva mais os temperos.

Em uma panela, colocar o óleo, e dourar a cebola e o alho, em seguida acrescentar a pvt já temperada com manjericão e orégano e shoyo, e ir refogando, cuidado para não queimar. Pode ir acrescentando um pouquinho de shoyo para não grudar no fundo da panela. Reservar.


Macarrão:

1 pacote de macarrão para Yakissoba

Deixar ferver uma panela com água e jogar o macarrão, deixando-o ferver por 4 min. Retirar, escorrer e lavar.



Ingredientes dos legumes:

1 cebola
1/4 pimentão verde
1/4 pimentão vermelho
1/4 pimentão verde
1/4 repolho
alguns buquês de brócolis
1 cenoura média cortada em rodelas
3 colheres de sopa de amendoim torrado


Em uma panela grande, adicionar nessa ordem, 2 colheres de sopa de óleo, a cebola, os pimentões, a cenoura, o repolho, o brócolis e o amendoim e vai refogando e mexendo. Depois acrescenta a pvt já refogada previamente, e os legumes devem ser refogados em 4 min. Passados os 4 min, acrescentar o macarrão já escorrido, e misturar tudo e jogar o molho de shoyo que estava reservado. É só servir.

Esse prato ficou muito saboroso. =)
Bom apetite!

LASANHA DE PVT


Ingredientes:

Massa para lasanha (de sêmola)

Molho de pvt

250g de PVT hidratada
1 tomate
1/2 cebola
2 alhos
1 caixinha pequena de extrato de tomate
orégano
sal

Numa panela, refogar a cebola picada e os alhos no óleo, em seguida acrescentar a pvt já hidratada e o tomate picadinho e refogar. Depois acrescentar o orégano, o extrato de tomate e água e deixar ferver. O molho tem que ficar com bastante caldo.


Molho branco

2 colheres de farinha de trigo
2 xícaras de leite de soja
sal a gosto
1 dente de alho
orégano
3 colheres de azeite

Doure o alho espremido no azeite, em seguida acrescente a farinha de trigo já diluída no leite de soja, e salpique um pouco de orégano e sal. Deixe ferver até engrossar o caldo.


Montagem:

Intercalar uma camada de molho de pvt e macarrão e outra de molho branco. Levar ao forno por uns 15 min.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Almoço 14 - ESTROGONOFE DE SOJA


Feijão, arroz branco, repolho refogado com cebola e pimentão amarelo, chuchu com cenoura refogados, grão de bico refogado com cebola e cheiro verde, estrogonofe de soja com creme de leite de soja e tomate cru.

O estrogonofe tava delicioso.

RECEITA DO ESTROGONOFE DE SOJA

Ingredientes:

1/2 saco de pvt graúda
caldo de legumes
1 tomate
1/2 cebola
1 caixinha pequena de extrato de tomate
óleo
orégano
manjericão
sal
shoyo
1/2 copo com água e amido de milho dissolvido
1 caixinha de creme de leite de soja (usei Purity)

Modo de preparo:

Primeiro, hidrata-se a PVT com água fervente por uns 30min e joga-se um tablete de caldo de legumes. Depois escorre-se a PVT, espremendo bem pq o segredo para que ela absorva os temperos é ser bem escorrida. Em seguida, colocar a pvt escorrida num recipiente e deixar com um pouco de sal, shoyo, cebola picadinha e orégano pra ir pegando um gosto.
Em uma panela, colocar um pouco de óleo e refogar a cebola, quando estiver dourada, acrescentar a pvt que estava com os temperos, e refogá-la por uns 10 min, cuidado para não queimar. Depois acrescentar o tomate, refogar mais um pouco e jogar água e o extrato de tomate, deixar ferver bem. Jogar o amido de milho dissolvido na água e deixar ferver mais um pouco, uns 10min, pois isso irá engrossar o caldo, e desligar o fogo, jogar o creme de leite de soja com o fogo desligado e mexer, ligar novamente e deixar dar a primeira fervura e estará pronto.

Bom apetite! =)

Saladinha


1 cenoura
1 beterraba
5 azeitonas
1/2 cebola
1 tomate
repolho
Maionese vegetal


Ralar todos os ingredientes e e misturar com maionese vegetal.

Fica ótimo como acompanhamento na comida e também em sanduíches.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

EMPADINHAS


Ingredientes:

Massa:
3 copos (250ml) de farinha de trigo
+/- 5 colheres (sopa) de creme vegetal
1 colher de azeite
sal à gosto

shoyo para pincelar

Misturar tudo até a massa ficar homogênea. Moldar nas fôrmas. Ter cuidado para não ficar nem muito fina nem muito grossa.

Recheio:

250g de PTS fina escura hidratada e escorrida
2 tomates picadinhos
1 cebola picada
2 alhos
1 caixinha de extrato de tomate
orégano
sal
azeitonas

Após hidratar a PTS e escorrê-la bem, refogá-la no alho, cebola e óleo. Em seguida adicionar os tomates, o extrato de tomate, sal a gosto, +/- ½ copo de água, orégano e algumas azeitonas. Deixar ferver bem. O recheio deve ficar com pouco caldo.

Montagem:
Rechear as empadinhas e colocar tampa. Pincelar com Shoyo. E depois colocar para assar por +/- 25 min em forno médio.

QUIBE FRITO


Ingredientes:

2 e ½ xícaras de PTS fina (escura de preferência)
2 e ½ xícaras de trigo de quibe
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) farinha de rosca
salsinha, óregano, shoyo, sal, hortelã à gosto

Modo de preparar:

Hidratar a PTS (de preferência na água com caldo de legumes) e o trigo previamente.
Triturar a PTS hidratada com a cebola e o alho num processador.
Em seguida misturar todos os ingredientes e formar rolinhos. Se precisar de mais liga, coloque mais farinha de rosca.
E depois fritar.
Podem ser congelados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...